dokumente.br

Cresce o número de jornais em língua alemã na hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional

Em virtude do trabalho conjunto entre a instituição e o projeto dbp digital, foram disponibilizados 45 exemplares de jornais brasileiros em língua alemã.

O número de jornais em língua alemã disponibilizados na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro quase duplicou no ano passado. A quantidade destes jornais subiu de 26 para 45 em virtude do trabalho conjunto entre a Biblioteca Nacional e o projeto dbp digital. De julho a outubro de 2017, os estudantes do mestrado bilateral em Alemão como Língua Estrangeira Isabell LeBlanc e Stephan Müller, sob a coordenação de Vinícius Pontes Martins (FBN) e acompanhamento da Profa. Natasha Silva (UFRJ), realizaram um estágio na Biblioteca Nacional na área de Estudos Culturais. Ambos são membros do projeto dbp digital e suas atribuições e tarefas durante o estágio estiveram estreitamente relacionadas às suas atividades no projeto.

Suas atribuições na Biblioteca Nacional incluíram a correção de itens já existentes (título, informações, conteúdo) dos jornais em língua alemã no catálogo, uma vez que alguns deles, por conta da escrita em caracteres góticos e da barreira linguística, haviam sido registrados erroneamente. Os estagiários também prepararam alguns resumos breves para os exemplares disponíveis, com informações como a editoração e tendências do jornal, a frequência dentro do período de publicação e artigos relevantes para a época.

• Sala de Digitalização e Digital Humanities
  • Universidade Federal do Paraná