A iniciativa dokumente.br ocupa-se de acervos brasileiros em língua alemã presentes em museus, bibliotecas, arquivos e coleções particulares e que têm grande relevância histórico-cultural e literária.
Em 2017, celebram-se no mundo inteiro os 500 anos da Reforma Luterana. A iniciativa dokumente.br e o projeto dbp digital, em parceria com o Instituto Histórico IELB, de Porto Alegre, oferecem acesso a documentos e informações sobre as comemorações ocorridas em 1917 no Brasil. O contexto do quadricentenário foi muito diferente: ocorria a Primeira Guerra Mundial, países da Europa e Oriente Médio se encontravam em estado de beligerância, e a Alemanha era inimiga da maior parte dos contendores. As publicações brasileiras em língua alemã são material importante e, a partir de agora, fica acessível a um público mais amplo, no Brasil e no mundo.
O projeto dbp digital – Imprensa de Língua Alemã no Brasil tem como foco a descoberta, preservação, digitalização e divulgação de periódicos em língua alemã no Brasil, bem como a descrição dos contextos editoriais nos quais eles surgiram. Além disso, os jornais poderão ser visualizados em formato digital e serão sistematicamente catalogados. Privilegia-se o período de 1836 a 1938, com temáticas específicas.
A Biblioteca Rolândia foi gentilmente doada à UFPR por iniciativa dos Srs. Klaus Nixdorf e Pedro Bernardy. A presença de tal acervo demonstra a importância da cidade de Rolândia para o processo de colonização alemã no Paraná através do cultivo da leitura e da formação intelectual.
Formada por membros científicos, administrativos, servidores técnicos e alunos de mestrado e graduação da UFPR, a equipe do projeto dbp digital trabalha sob um eixo interdisciplinar, congregando as áreas de Letras, Informática, Gestão da Informação/Biblioteconomia, Processamento de Imagens e Design.