dokumente.br

Visita da equipe do Arquivo Histórico de Joinville ao projeto dbp digital, em Curitiba.

Convidados puderam conhecer ferramentas e recursos importantes para o projeto.



No dia 14 de setembro de 2017, o projeto dbp digital teve a honra de receber a historiadora Arselle de Andrade Fontoura e o funcionário Leandro, do Arquivo Histórico de Joinville, para uma visita às instalações da UFPR nas quais o projeto dbp digital vem sendo desenvolvido.

Durante o período da manhã, os visitantes puderam conhecer a Sala de Digitalização, onde o projeto desenvolve escaneamentos de diversos materiais de arquivos e instituições parceiras do projeto. Como forma de demonstração da rotina de trabalho da Sala, também alguns exemplares do antigo jornal joinvilense Kolonie-Zeitung, trazidos pelos convidados, foram digitalizados em alta definição. O periódico é objeto da cooperação entre o Arquivo e a UFPR.

Além disso, na parte da tarde, os membros do projeto dbp digital Elisabete Ferreira e Aluísio Gonçalves, do Departamento de Informática da UFPR, e Fabiane Führ, funcionária da Biblioteca da mesma instituição, mostraram aos visitantes como as ferramentas têm sido desenvolvidas e apresentaram a máscara onde os metadados serão inseridos no sistema.

Em visita a outro parceiro do projeto dbp digital – o Arquivo Público do Paraná (APP) –, os colaboradores do projeto Sibele Paulino e Leonardo Carneiro e nossos convidados tiveram a oportunidade de conhecer os periódicos alemães disponíveis neste arquivo. Eles foram mostrados pela equipe do APP, Ricardo Zeppellini e as historiadoras Maureen Elina Javorski e Marina Braga Carneiro. Tema deste encontro foi também o relato da cooperação triangular entre o projeto dbp digital, o Arquivo Público do Paraná e a Fundação Biblioteca Nacional.


CONTATO

  • Sala de Digitalização e Digital Humanities
  • Universidade Federal do Paraná
  • Rua Dr. Faivre, 405 – Reitoria
  • Edifício Dom Pedro II, térreo
  • 80060-140 - Curitiba/PR

  • (41) 3360-5446
  • dokumente.br@ufpr.br